Sobre o SCRATCH

O que é o SCRATCH?


O Scratch é um programa desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT, experiente no desenvolvimento de ferramentas educativas para crianças na idade escolar) e pelo grupo KIDS da Universidade de Califórnia, Los Angeles.

Scratch é um novo contexto de programação visual e multimídia baseado em Squeak. Está destinado à criação e promoção de sequencias animada para a aprendizagem de programação de forma simples e eficiente. Oferece uma interface intuitiva e muito fácil de compreender. No Scratch é possível trabalhar com imagens, fotos, música, criar desenhos, mudar aparência, fazer com que os objetos interatuem... Sua programação é inteiramente visual. Ele recupera o modelo construtivista do Logo e dos E-Toys Squeak.

Os destinatários do Screatch são crianças do ensino fundamental, permitindo a construção de animações, trabalhando também, numa abordagem interdisciplinar, ou seja, utilizar conceitos das disciplinas escolares para montar projetos específicos e permitir que que as crianças aprendam de forma criativa e saborosa.

Fonte: http://programacaoscratchupf.blogspot.com.br/


Apresentação do Scratch:

A linguagem de programação do SCRATCH é muito fácil de ser utilizada, pois se trata de uma linguagem de programação por blocos equivalentes aos blocos de montagem da LEGO, a onde tem comandos prontos que devem ser agrupados para a criação de um programa.

Abaixo veja a tela principal do Scratch 2.0:
1 – Botões de iniciar e parar script.
2 – Botões para editar o objeto selecionado no palco.
3 – Palco onde os objetos são colocados e onde é possível ver o resultado da programação criada. O objeto inicial que aparece no palco é o gato.
4 - Área dos objetos usados na animação. Objeto em edição fica selecionado.
5 – Área de edição e conexão de scripts.
6 – Abas com opções para a área de script, para traje e para sons.
7 – Blocos de comandos.
8 – Categorias de comandos.


Criando um programa:
Veja agora um exemplo de como fazer um objeto se movimentar utilizando o Scratch 2.0 .
Clique na categoria de EVENTOS e arraste um bloco para dar inicio ao seu programa.


Agora vá em MOVIMENTO e escolha algum bloco para fazer o seu objeto se movimentar.


*Perceba que os blocos se encaixam.



Após "encaixar" o bloco de movimento no bloco de eventos, escolha o numero de passos para o seu objeto se movimentar no palco.


E por fim, clique na bandeira verde para dar inicio ao seu programa.


*Perceba que o objeto se deslocou 50 passos ao longo do palco.

Este é o principio de funcionamento do software SCRATCH 2.0.


Site Oficial do Scratch: https://scratch.mit.edu/


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